3 maneiras diferentes de utilizar o Capim-Santo

Você já ouviu falar em Capim-cidreira, capim-limão, capim-cheiroso, capim-catinga ou capim-cidró? Se não, saiba que todos esses nomes fazem referência a uma mesma planta medicinal: o capim-santo (como é mais conhecido). Ele é cultivado em países de clima tropical e subtropical e, dessa forma, desenvolve-se bem em praticamente todo o Brasil.

Além da diversidade dos nomes, a aparência dessa planta é muito parecida com a da citronela, por isso, é preciso ter cuidado para não ser confundida, já que a citronela é mais utilizada como repelente e não é recomendada para a ingestão.

Benefícios do Capim-santo

Os principais compostos químicos presentes no capim-santo são o citral, mirceno, citronelal e o geraniol. Por conta desses compostos, as folhas de capim-santo possuem propriedades antimicrobianas e antifúngicas que são eficazes para a destruição de microrganismos prejudiciais à saúde. Ele também possui propriedades calmantes, por isso, o óleo de capim-santo é indicado para o tratamento da depressão, estresse, insônia e para diminuir as tensões do corpo.

O capim-limão serve no auxílio da digestão, para curar problemas no estômago e para tratar as doenças do fígado, reumatismo, febres, dores de cabeça, asma e convulsões.  Além disso, sua aplicação pode ser feita em feridas recentes e abertas, pois essa planta também possui função antisséptica que previne infecções.

Há várias maneiras de se obter os benefícios proporcionados pelo capim-santo. Nesse post vamos te mostrar três receitas simples e práticas para utilizar o capim-limão:

Chá de capim-santo

Em uma xícara de chá, coloque de 4 a 6 folhas cortadas de capim-santo. Em seguida, cubra as folhas com água fervente. Tampe a xícara e espere esfriar até estar numa temperatura boa para beber. Coe as folhas. Acrescente açúcar, se preferir e beba.

Suco de capim-santo

Triture 40 folhas de capim-santo, no liquidificador, com 1 litro de água gelada. Em seguida, coe. Acrescente o suco de 2 limões e açúcar a gosto.

Compressas com capim-santo

Prepare o chá de capim-santo, como foi mencionado logo acima. Em seguida, mergulhe um pedaço de pano limpo no chá e aplique o pano na região dolorida. Deixe atuar por pelo menos 15 minutos.

Atenção: Lave bem a região que foi tratada após a utilização da compressa, pois o capim-limão, quando utilizado externamente e exposto ao sol, pode provocar queimaduras na pele.

Contraindicações

Não se deve utilizar o capim- santo em casos de dor abdominal forte e sem motivo aparente. O seu uso é contraindicado também para mulheres grávidas, pois pode causar aborto.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Fonte: Encantos do Nordeste

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email