Uma noite mal dormida causa grandes prejuízos para a saúde, já que o sono é responsável por contribuir com a melhora do metabolismo e também por proporcionar renovo, descanso e mais disposição para as atividades do dia seguinte.
Além disso, quando temos uma noite ruim de sono, também ficamos mais estressados, nervosos, irritados, com a mente mais cansada e também com o raciocínio mais lento.
Sabe-se que a alimentação é um fator importante para a obtenção de uma noite agradável de sono, pois uma dieta com altos níveis de glicose ou MSG (glutamato monossódico – aminoácido não essencial) estimula o cérebro e impede que o corpo relaxe.
Portanto, é necessário evitar o consumo de alguns alimentos e bebidas antes de dormir. Confira agora quais são eles:
Álcool
O efeito inicial do álcool é provocar um relaxamento e, por isso, muitas pessoas acreditam que beber faz com que o corpo relaxe e durma melhor. No entanto, depois da sensação de alívio, as bebidas com álcool acabam agitando o cérebro e, dessa forma, causam prejuízos ao sono.
Tomate
O tomate é uma fruta muito pesada para o sistema digestivo, sendo, dessa forma, uma péssima ideia para comer antes de dormir. E isso inclui seus molhos e derivados.
Além disso, ele também é conhecido por causar refluxo ácido, ou seja, ele faz com que o ácido estomacal volte ao esôfago, criando uma sensação de queimação.
Glutamato Monossódico
O glutamato monossódico é conhecido por ser um aditivo comum encontrado em restaurantes de comida chinesa e alimentos industrializados, já que sua função é melhorar o sabor da comida. Esse ingrediente estimula o cérebro e provoca uma forte insônia, além de também fazer mal para a saúde.
Açúcar
Uma dieta rica em açúcar causa prejuízos para a regulação do sono. Por isso, consumir muitos alimentos e bebidas açucaradas antes de dormir, fará com que você não tenha uma noite de sono tranquila e relaxada.
Comida Picante
As comidas picantes agem da mesma forma como o tomate, pois provocam um maior estímulo ao cérebro, causando, assim, problemas de insônia e refluxo ácido.
Café e Chocolate
Esses dois alimentos são famosos pela capacidade de deixar as pessoas mais despertas. O pior deles é o café, por conta da concentração de cafeína em sua composição.
Já o chocolate, apresar de não possuir tanta cafeína como o café, possui uma quantidade suficiente para deixar o cérebro em alerta. Além disso, quando ele não é puro (100% cacau), contém também uma grande quantidade de açúcar.
Carboidratos Glicêmicos
Pão, pizzas, macarrão e alguns vegetais, como a batata e abóbora, são alimentos que, quando digeridos, se transformam em açúcar dentro do organismo. Dessa forma, para ter uma noite de sono tranquila e relaxante, prefira os pratos mais leves, como folhas, legumes, grãos integrais, proteínas e gorduras saudáveis.
As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Encantos do Nordeste